Ransomware - Um ataque ao seu Trabalho > Trigénius

Ransomware - Um ataque ao seu Trabalho

Todas as semanas assistimos a situações de clientes que perdem dados. Várias empresas são alvo de Ransomware. Este é um malware/vírus que encripta os dados do computador, ficando os seus ficheiros inacessíveis e ilegíveis, por falta de cópias de segurança eficazes, as vitimas perdem os dados.

A grande maioria, para voltar a aceder aos seus dados, opta por pagar o resgate e denunciar esta situação às autoridades competentes. O valor cobrado é elevado, nenhum inferior a 800 €.

Muitas dos clientes reportam ter sido afetados após recebimento de e-mails fraudulentos, outros por vírus, outros via acessos diretos ao sistema, explorando fragilidades (passwords pouco seguras, portas abertas no sistema, etc).

Como prevenir a ameaça do Ransomware no seu sistema informático

Por vezes os clientes ficam hesitantes quanto a implementarem um sistema de segurança, pois envolve a necessidade de adquirir Hardware (NAS e Firewall) e Software (Software de Backup e Antivírus). No entanto estas soluções visam diminuir o risco da perca de dados, diminuindo exponencialmente a probabilidade da sua ocorrência.

Cada cliente é responsável por realizar as suas próprias cópias de segurança, no entanto como medida de precaução sugerimos ainda

  • Faça cópias de segurança, de todo o sistema, deixando uma das cópias fora da empresa. Se não souber fazer cópias de segurança ou se não tiver a certeza de que as está a efetuar corretamente, contacte-nos;
  • Não abra documentos de entidades desconhecidas, nomeadamente anexos que venham por e-mail.
  • Não faça download de antivírus grátis, atualize o seu Windows defender ou se tiver na posse de uma versão de Windows (sistema operativo) antiga, contacte-nos, pois versões antigas podem ficar facilmente desprotegidas.

Se ainda assim acha que a sua informação é demasiado importante e se não gosta de correr riscos desnecessários contacte-nos.

Estudaremos a melhor opção para proteger a sua informação e salvaguardar a sua segurança.

VAMOS FALAR
Subscrever Newsletter